O kirin, ou Qilin (chines), ou Kylin (coreano) é um youkai que é cultuado não só na cultura japonesa como tambem na chinesa e coreana. Foi introduzido no Japão devido ao intercambio de culturas entre a terra de Han (China) e o Japão.
Versão japonesa do Kirin mais parecido com um cervo.
Não pode ser comparado a nenhum animal existente no nosso planeta (erroneamente é muitas vezes comparado ao unicórneo), na verdade parece mais uma mistura de vários seres. Tem corpo de cavalo (as vezes de cervo) que é coberto de escamas (somente na parte de cima), o rabo pode ser de cavalo ou de raposa, nas patas possui tufos de pelos, seu queixo e pescoço são bem volumosos, os machos tem normalmente um chifre (alguns podem ter mais). Geralmente representado envolto em chamas. Se alimentam somente vegetais, não tiram o sangue de outros seres. Tem trote tão suave que suas patas não machucam a grama e pode até mesmo andar sobre as águas.
A versão chinesa, o Qilin, é mais robusta e parece mais com um cavalo.
Os kirins são criaturas benfazejas, carregam consigo o dom da caridade e da generosidade e igualmente sintoniza com os mortais que possuem estas qualidades, Tem grande compaixão pelos jovens e puros de coração protegendo-os das pessoas de má-fé. Pode falar com os humanos, podendo as vezes ler sua mente (telapatia) para ter garantia de que estão lhe falando a verdade. Jamais acabará com a vida de um inocente, protegem os puros de qualquer ameaça e podem até mesmo cuspir fogo para cumprir tal função. Os kirins são implacáveis com os impios.
Dizem que o Kirin só aparecem localidades governadas por lideres benevolentes e virtuosos. É muito difícil ver a aparição de um Kirin, ele só surge para aqueles que tem respeito à vida da mesma maneira que eles o têm. A presença do kirin anuncia a presença ou o surgimento de um grande sábio. Conta uma lenda que a mãe de Confucio quando estava gravida teria visto a aparição de um Kirin o que anunciou o nascimento de um grande sábio. O seu aparecimento é considerado um presságio de prosperidade e anuncia acontecimentos positivos como o regresso da paz.
Cervejaria Kirin Ichi-ban
Kirin tambem é a marca de uma das melhores cervejas japonesas, recomendo a todos que gostam de apreciar a bebida. Mas aviso, é só para comemorar, não é para beber e matar um inocente no transito ou puxar brigas por ai. O kirin é implacável com os irresponsáveis que poem a vida dos outros em risco, principalmente se machucarem pessoas honestas.