PLÁGIO É CRIME PREVISTO EM LEI: Lei nº 9.610/98 – a Lei de Direitos Autorais

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Fukurokuju (福禄寿)






São Paulo Shimbun:


Parece com Juroojin, porém tem uma estatura mais baixa e cabelos brancos. Traz consigo um grou branco ou uma tartaruga, símbolos de longevidade e tem em mãos uma bengala com um pergaminho que contem uma Sutra. Também é Deus o ideal do Taoismo. Os ideogramas do seu nome significam: = felicidade, = sorte e condições oferecidas por Deus, 寿 = duração da vida.


Fonte: Jornal São Paulo Shimbun, 07/01/2001, Quinta-feira




Fukurokuju (福禄寿) – “Wikipédia”


"É o deus da sabedoria, da longevidade e da boa sorte. Seu nome é composto pelos ideogramas fuku (felicidade, sorte ), roku (riqueza) e ju (vida longa). Simboliza a popularidade. Diz a lenda que era um eremita chinês. Seu nome significa felicidade (fuku), riqueza (roku) e vida longa (ju). É mostrado com uma testa muito elevada. Na maior parte é acompanhado com um veado, um símbolo do longevidade, às vezes por uma tartaruga e por um guindaste. Quem ganhar uma estatueta ou pintura de Fukurokuju tende a ficar popular e garante longevidade. Passar a mão na careca dele, melhora sua inteligência."


Fonte: Wikipédia


Os hideogramas usados no nome Fukurokuju são os mesmos usados nos nomes das Tríade Taoístas dos "Três Deuses Da Fortuna" (Deuses estrelares) "Fu, Lu, Shou". Não acredito que seja uma mera coincidencia.

(Japones = Fuku , Chines = Fu): felicidade,

禄 (Japones = Roku, Chines = Lu): sorte e condições oferecidas por Deus,

寿 (Japones = Ju,Chines = Shou): duração da vida.


Fu Xing (福星): é considerado a personificação Taoísta da boa fortuna;

Lu Xing (禄星): é a entidade Taoísta da prospeidade, posição e influencia;

Shou Xing (寿): no Taoismo representa a longevidade.


Juroojin (寿老人)



Como eu já mencionei existe muita confusão a respeito de Juroojin e Fukurokuju. Se for procurar na rede não raro encontrará um com a descrição do outro. Por isso mesmo colocarei na integra o que diz nas duas fontes que considero mais confiáveis. Mesmo nestas fontes pode-se notar a confusão.


Na gravura acima aparece escrito em Kaji e em hiragana (alfabeto japonês) o nome Juroojin

São Paulo Shimbun


"Possui uma longa cabeça e cabelos brancos. Possui uma bengala e traz consigo um cervo. È Deus da longevidade e juventude. É muito parecido com Fukurokuju."


Fonte: Jornal São Paulo Shimbun, 07/01/2001, Quinta-feira




Wikipédia:


Jurojin


"O deus do longevidade e da sabedoria. Ele é representado com uma longa barba branca, trazendo na mão um cetro (saku) sagrado ou um bastão onde esta pendurado um pergaminho (maquimono) contendo as escritas da sabedoria mundial. É também considerado um deus da ecologia, porque geralmente é retratado junto de uma garça tipo grou (tsuru), uma tartaruga ou um veado. Esses animais são na verdade símbolos de longa vida. As vezes Jurojin é representado com um pote de saquê e só permite que a morte se aproxime quando a pessoa esta preparada para evoluir espiritualmente. Apreciar uma pintura de Jurojin diariamente traz sabedoria e longa vida."


Fonte: Wikipédia





sábado, 26 de fevereiro de 2011

Juroojin e Fukurokuju - comentário

Ambos são muito parecidos e muitas vezes suas características se confundem, poderiam ser representações diferentes da mesma entidade ou duas entidades que de tão parecidas acabaram por gerar uma grande confusão.

As próprias estatuetas mostram, horas um, horas o outro acompanhados de grows, cervos, tartarugas, todos estes animais tem um significado semelhante. Colocadas ao lado de uma entidade que representa a as mesmas qualidades o significado de ambas as figuras fica mais claro*.

Cervo ou veado: símbolo de longevidade;
Tartaruga: símbolo de longevidade;
Grow**: símbolo de longevidade.

Andei pesquisando alguns deuses do panteão chinês para descobrir o porque da grande confusão e achei dois deuses taoístas muito cultuados e darei uma breve descrição deles. Com relação ao fato de quem é quem, de qual dos dois deuses chineses se encaixam mais com o Juroojin e como Fukurokuju fica em aberto, pois não tenho dados significantes para confirmar qualquer hipótese que seja.

Acredito que o sincretismo religioso no Japão e os séculos em que pais se encontrou isolado do resto do mundo tenham contribuído para se criar toda uma nova cultura em volta destas entidades terminando por descaracteriza-las do original.

Shou Xing
(寿星) ou Shou Lao, Shou-Hsing, Nan-ji-xian-weng: é um dos membros da tríade taoísta dos Três Deuses Estrelares *** (Fu Xing a fortuna, Lu Xing a prosperidade e Shou Xing a longevidade), simboliza a estrela Argo Naviz-alfa (Canopus) estrela do hemisfério sul (austral). Carrega um pêssego na mão, símbolo de imortalidade e às vezes pode estar carregando uma cabaça cheia de Elixir da Vida.


A triade Fu (), Lu (), Shou (寿).


Tu Di Gong (土地公), ou Gong tu (土地), Dabo: deus da terra, da riqueza e do mérito muito cultuado na China. É retratado como um homem idoso com uma longa barba branca, um chapéu preto ou dourado e um manto vermelho ou amarelo que significa a sua posição como um burocrata. Carrega uma bengala de madeira na direita e um lingote de ouro na mão esquerda. É um Deus que cuida dos assuntos administrativos de uma vila agindo como um burocrata celestial.



Grossário (de grosso):

*Na cultura ocidental também temos alguns animais que já a muito tempo carregam certos estigmas atribuídos pelas superstições do povo, o gato preto é um exemplo claro disso. Outro exemplo e a figura de São Jorge matando o dragão, que representa o bem (S. Jorge) contra o mal (o dragão).

** Umas criaturas por ai inventam de usar o google tradutor e conseguem traduzir errado, chamam grow de guindaste, chegam até a desenhar o guindaste de atrás do Shou Xing.

*** Os três Deuses estrelares (Fu, Lu, Shou): Fu Xing é a estrela Júpiter representa a fortuna, Lu Xing é a estrela Ursa Major-ζ e representa a prosperidade, Shou Xing é a estrela Argo Naviz-alfa (Canopus) já mencionada. Talvez não seja tão conhecidencia assim que os ideogramas usados para os termos "Fu Lu e Shou" sejão os mesmos usados no nome de Fukurokuju.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Hotei Oshoo (布袋和尚)








É um monge que, segundo contam, viveu na china no século 10. Possui um rosto muito sorridente, tem orelhas grandes (os japoneses chamam de fukumimi, ou orelhas da felicidade) e uma grande barriga. Hotei é o nome popular, sendo Kaishi (契此) o seu verdadeiro nome. Carrega sempre um grande saco, recebia sem problemas mesmo as oferendas de peixes, proibidas pelos mandamentos, sendo muito amado pelo povo. Mesmo deitado sobre a neve, seu corpo não se molha, acerta todas as previsões de tempo, e, segundo contam, nunca errou ao adivinhar sobre a sorte das pessoas. Dizem que é uma das formas de aparição de Miroku Bosatsu (弥勒菩薩), Bodhisattva que se segue ao Buda, para vir a este mundo proporcionar salvação às pessoas.


Fonte: Jornal São Paulo Shimbum, 07/01/2001, Quinta-feira


Hotei Oshoo, muito simpático, geralmente é retratado junto de crianças.


Hotei Oshoo - comentário


Tem umas criaturas por ai que insistem em dizer que o Hotei é o Buda chinês, que tem que esfregar a barriga do Buda pra ganhar dinheiro, que tem que colocar moedas em baixo dele, que tem que deixar ele de costas para a porta, etc. Tudo superstições criadas para vender estatuetas. Vamos acabar por criar toda uma nova cultura em cima desta imagem, se é que já não se criou. Na verdade o titulo "Buda" significa iluminado, qualquer um pode atingir o grau de Buda, Hotei é um iluminado assim como Gautama fundador da doutrina Budista.

Com relação ao dinheiro e a fartura os japoneses apelam mais é para o Daikokuten e para o Ebisu. Como bom Bodhisattva Hotei deve ter o mínimo interesse em dinheiro pois o Budismo prega o desapego aos bens materiais.


Bishamonten (毘沙門天)






É o Deus da guerra, tabém da religião Hindu. Traz consigo um pagode e na mão direita uma lança e um bastão que é tesouro. Na China, ele é o Deus protetor da Nação. No Japão, era Tamonten (多聞天), um dos Deuses shitennoo (四天王): Deuses que protegem as quatro diereções (Leste, Oeste, Norte e Sul), Bishamon proteje a direção Norte. Imagina-se que passou a ser um dos sete Deuses por realizar desejos.


Fonte: Jornal São Paulo Shimbum 04/01/2001 Quinta-feira.


Origens Bishamonten


Assim como Benzaiten e Daikokuten, Bishamonten tem sua origem na cultura hindu por intermédio da doutrina budista. Tambem, como nos outros casos mostrados, adquiriu caracteristicas e atributos que só lhe são dados no Japão. Diferente de outros paises, no Japão é retratado como um guerreiro de armadura o que lhe dá uma aparencia mais combativa.

Bishamonten tambem pode ser associado aos seguintes nomes:

Chinês - Wen Duo Tian ou Tian Pishamen;

Sanscrito - Kubera, Jambhala, ou Vaisravana;



Palí - Kuvera ou Vessavana;

Coreano - Bisamuncheon ou Damuncheon.



Benzaiten (弁財天)



A única Deusas entre os sete. Era, anteriormente Deusa da Religião Hindu. É Deusa das águas e dos rios. Pela sensação agradável do som da corredeira do rio, passa a ser também considerada a Deusa da música.Traz consigo um instrumento musical semelhante ao biwa (instrumento de corda japonês). Era a Deusa da eloqüencia e da arte, porém, com o tempo passou a ser dos bens (riqueza material). Para os japoneses, água é um purificador de todas as máculas e também elemento que proprociona a unidade necessária. Conforme o templo, sua imagem é retratada de forma diferente, desde uma linda menina até uma Deusa com uma beleza sensual.



Fonte: Jornal São Paulo Shimbum 04/01/2001 Quinta-feira.


Benzaiten - comentário



A origen de Benzaiten esta na religião hindu, seria ela uma representação japonesa da Deusa Sarasvati. O culto a Deusa Sarasvati chegou ao Japão por intermédio do budismo através da leitura da "Sutra da Luz Dourada" e da "Sutra de Lótus". Na versão japonesa Benzaiten é retratada segurando um instrumento de cordas chamado Biwa, enquanto que Saraswati segura um Veena. No Japão Benzaiten também esta associada as serpentes e aos dragões. Isto é devido ao fato de Sarasvati ter dado cabo nas três cabeças de Vritra (serpente lendaria), fato este relatado no Rig-Veda.



Ebisu (恵比寿)




Usa um chapéu de pano preto, traz no braço um pargo e segura uma vara de pesca. É o único Deus japones entre os sete. Por ser proveniente do além mar, significa tambem o Deus da fartura na pesca e, pelo fato de poder trocar os pescados por mercadorias, passa a ser também Deus da prosperidade nos negócios.


Fonte: Jornal São Paulo Shimbum 04/01/2001 Quinta-feira.

Daikokuten (大国天)




Tem um rosto cheio, faz lembrar ancião de estatura alta, traz um martelo que realiza todos os desejos e carrega nas costas um grande saco. Surpreendentemente, a origem deste Deus esta na religião Hindu, da Índia. Ao ser introduzido ao budismo, tornou-se o protetor de Buda. No Japão, juntou-se ao Ookuninushi no mikoto (大国主命), conhecido como o Deus da fartura na colheita, Deus do lar e Deus da cozinha.


Fonte: Jornal São Paulo Shimbum 04/01/2001 Quinta-feira.



Origens Daikokuten


Por incrível que pareça Daikokuten tem suas origens no hinduísmo e seria uma versão japonesa do Deus Shiva. Assim como muita coisa no Japão ganha um ar totalmente japonês não foi diferente com o Shiva, a versão japonesa difere muito da imagem original hindu, parece até outra entidade distinta. Não deixa de fazer algum sentido, pois ha características que somente no Japão são atribuídos a tal versão japonesa de Shiva. O mesmo fenómeno pode ser visto com relação a outros deuses do Shichi-Fuku-Jin como por exemplo, Benzaiten e Bishamonten.


Daikokuten pode ser associado as seguintes aos nomes: Mahakala (budismo Vajrayama), Daheitian (大黑天) na China, Shiva saguna do hinduismo.



Mahakala




DaiHeiTian



Shiva

Os Sete Deuses da Felicidade(七福神)






O ano novo começa para os japoneses com a primeira visita a um templo (xintoista ou budista) próximo. Ocasião esta em que se ora para afastar os sete males, atrair as sete felicidades e orar pela familia e pelo mundo. Assim começou a tradição de Shichifukujin meguri ou visita aos sete Deuses da Felicidade. Existem registors históricos de que eram realizados em Kioto, na primeira matade do sec. 15, desiles alegóricos tendo como tema os sete Deuses da felicidade. Consta também que, ainda em Kioto, os ladrões que roubassem um estabelecimento comercial disfarçados de Sete Deuses da Felicidade, recebiam prêmios do seu proprietário por trazerem boa sorte. Em Edo os Sete Deuses foram desenhados no século 16. dizem que dá sorte dormir colocando sob o travesseiro odesenho dos sete Deuses no barco do tesouro.



Fonte: Jornal São Paulo Shimbum 04/01/2001 Quinta-feira.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Blog da Sachiko com novo endereço

O meu outro blog era feito apartir de uma ferramenta do Hotmail, infelizmente eles mudaram o sistema de edição do blog e não consegui entender a forma de transferencia de uma sistema para o outro, acabei perdendo o blog.

Tanto que tive que refaze-lo em outro endereço.

Reeditando meu blog descobri que algumas pessoas resolveram usar o recurso do "Ctrl+C" e do "Ctrl+V" plagiaram alguns dos meus textos e os publicaram sem dar a referencia. Não autorizei a ninguem o plagio total dos meus textos sem citar a fonte.