Tem um rosto cheio, faz lembrar ancião de estatura alta, traz um martelo que realiza todos os desejos e carrega nas costas um grande saco. Surpreendentemente, a origem deste Deus esta na religião Hindu, da Índia. Ao ser introduzido ao budismo, tornou-se o protetor de Buda. No Japão, juntou-se ao Ookuninushi no mikoto (大国主命), conhecido como o Deus da fartura na colheita, Deus do lar e Deus da cozinha.
Fonte: Jornal São Paulo Shimbum 04/01/2001 Quinta-feira.
Origens Daikokuten
Por incrível que pareça Daikokuten tem suas origens no hinduísmo e seria uma versão japonesa do Deus Shiva. Assim como muita coisa no Japão ganha um ar totalmente japonês não foi diferente com o Shiva, a versão japonesa difere muito da imagem original hindu, parece até outra entidade distinta. Não deixa de fazer algum sentido, pois ha características que somente no Japão são atribuídos a tal versão japonesa de Shiva. O mesmo fenómeno pode ser visto com relação a outros deuses do Shichi-Fuku-Jin como por exemplo, Benzaiten e Bishamonten.
Daikokuten pode ser associado as seguintes aos nomes: Mahakala (budismo Vajrayama), Daheitian (大黑天) na China, Shiva saguna do hinduismo.
Mahakala
DaiHeiTian
Shiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário