PLÁGIO É CRIME PREVISTO EM LEI: Lei nº 9.610/98 – a Lei de Direitos Autorais

segunda-feira, 21 de março de 2011

O cão no folclore japones

Foto de 1899 mostra o Imperador Taisho com seus Akitas.


Segundo o colunista do jornal NippoBrasil Claudio Seto:

“Antigamente, os japoneses acreditavam que os cães tinham faro para identificar os oni (demônios), que muitas vezes, se disfarçavam em forma humana para infiltrar-se em povoados e praticar o mal.”

Claudio S. relata também que na crença popular nipónica os cães são associados à proteção das crianças. Existe um talismã muito popular no japão chamado Hariko Inu, é um cachorrinho de papel machê pintado com cores fortes. O talismã usado para atrair sorte, saúde e proteção para as crianças, alem de protege-las dos demônios.




Ver mais a respeito de Claudio Seto aqui: http://www.noticiasdojapao.com.br/2.semanal.lendas/338.shtml


Celo postal japonês em homenagem ao Akita


Existem muitas outras lendas e histórias japonesas de cães que ajudaram a salvar pessoas, previram males, protegeram vilas e foram leais e fiéis aos seus donos. Temos a história do cão “Hachiko” (um cão da raça a Akita-inu, viveu de 10/11/23 a 08/03/35 ), seu dono era o professor universitário Hidesamuro Ueno. Contam que o cão sempre acompanhava seu dono até a estação de trem. Mas o mais adimirável era o fato de que Hachiko, sempre às 15 horas, retornava à estação para encontrar o professor, que desembarcava do trem da tarde, para acompanhá-lo no percurso de volta a casa. Um dia Hidesamuro teve uma morte súbita devido a um AVC (derrame) dentro da universidade, neste dia o professor não voltou para estação como era de costume, porem o cão continuou a espera-lo até a madrugada. Diariamente no mesmo horário o cão ia até a estação de trem para esperar o dono, e assim foi até o animal morrer em 1935 de filariose. A história da fidelidade do cão para com seu dono ficou famosa, comoveu o povo da cidade, tanto que em 21 de abril de 1934, um ano antes de sua morte, foi erguida na estação uma estátua em homenagem a Hachiko. A pequena estátua, feita de bronze pelo famoso artista japonês Ando Teru, foi inaugurada numa cerimônia perto à entrada da estação de Shibuya, local onde morreu Hachiko. Durante o período da segunda guerra a estátua foi derretida para ajudar nos esforços de guerra. Em 1948 Takeshi Ando (neto do autor da primeira estátua) faz uma replica da primeira estátua e a recoloca no lugar da antiga, estando lá até os dias de hoje. Junto da estátua ha um poema intitulado "Linhas a um cão leal".



Anualmente em 8 de Abril ocorre uma cerimônia solene na estação de trem de Shibuya, em Tóquio, este evento reúne centenas de apaixonados por cães e admiradores da lealdade de Hachiko pelo professor Hidesamuro. Outra estátua de Hachiko se encontra na estação de Odate (cidade da província de Akita), mais uma estátua foi erguida em 2004 nas imediações do Museu de Odate. Os ossos de Hachiko foram enterrados ao lado de seu dono (finalmente juntos), sua pele foi empalhada e hoje se encontra no Museu Nacional de Ciências do Japão em Ueno.


Antiga foto de Hachiko e a estátua erguida em sua homenagem na estação de trem de Shibuya/ Tokyo


A comovente história de lealdade de Hachiko já deu enredo para filmes:

A versão japonesa da história de Hachiko feita em 1987 foi intitulada "Hachiko Monogatari" (ハチ公物語 - O conto de Hachiko) . Dirigido por : Seijiro Koyama. Pelos estudios: Shochiku Kinema Kenkyu-jo.


Capa do DVD Hachiko Monogatari, filme lindo, de chorar.


Outra versão americana feita em 2009 recebeu o titulo : Hachiko: A Dog's Story (No Brasil recebeu o titulo: Sempre ao Seu Lado). Dirigido por: Lasse Hallström. Estrelado por: Richard Gere e Joan Allen.


Cartas da versão com Ricard Gere, tambem de pegar o lencinho e chorar.


Nihon no Inu (日本 ) – Cão japonês


Estatua de uma família de Akitas na estação de Odate cidade da província de Akita, berço da raça.


Apesar dos japoneses terem cada vez menos espaço para morarem (os apartamentos japonese são uns cubiculos comparados aos nossos, seria melhor chama-los de apertamentos), eles não dispenção a compania destes adoraveis animais. E não são só as raças pequenas, são as de todos os tamanhos e de varias raças, inclusive as de origem estrangeira, todas as que poderem imaginar. Umas das melhores criações do mundo de algumas raças estão lá.

Meu pai inclusive assinava uma revista japonesa especializada em cinophilia a “Aichi-aiken” e nela tinham exemplares lindos de diversas raças. Uma vez tive uma surpresa, ao ver uma materia sobre uma exposição de cães pastores-alemães, me deparei com o juiz alemão Johann Mayer que havia julgado o meu cachorro (eu tinha um pastor-alemão) um mes antes.

Inclusive os japoneses criaram praças especias somente para os cães brincarem e se divertirem, locais que parecem verdadeiros parques de diversões caninos. Tudo que vocês podem imaginar de invenções pra agradar o publico canino, pode acreditar que o japones inventa.


Raças de cães originárias do Japão


Akita-inu (秋田犬): originário da região de Akita, cão de tamanho grande, focinho medio, orelhas pequenas e triangulares apontadas para frente, cauda enrolada nas costas, olhos escuros, pode ter pelagem das cores, branco, tigrado, tigrado com malhas brancas, beje claro, ruivo, cinza escuro. Altura de cernelha de 64 a 70cm machos e 58 a 64cm fêmeas, o peso varia de 34 a 50kg. Em 1936 passou a ser considerado Patrimônio Natural do Japão.



Obs.: nos EUA (USA) existe um outro tipo de criação de Akitas que foge dos padrões estipulados pelo JKC (Japan Kennel Club), atualmente o Akita com padrões americanos não são aceitos pelo Akita Akiho(entidade japonesa que cuida do resgate da raça). Os Akitas com tipicidade americana já são considerados outra raça distinta "American Akita" (Great Japonese Dog - GJD). A linhagem americana se baseia nos cães que soldados americanos levaram do Japão para os EUA após a segunda guerra, estes eram cães japoneses com sangue de Akita, Mastif e Pastor Alemão e outros. Ambas as raças tem origem no Japão, porem enquanto os americanos mantiveram as caracteristicas dos cães trasidos pelos soldados americanos os japoneses procuraram voltar as caracteristicas antigas que o Akita tinha antes da segunda guerra.


Shiba-inu (柴犬): originário da província de Shiba, a raça que possui os relatos mais antigos na história do Japão, tem porte pequeno, corpo robusto e forte, as bochechas bem desenvolvidas, olhos marrons, rabo bem enrolado nas costas, orelhas pequenas triangulares e apontadas para frente, cores vermelho, preto, preto e marrom, sésamo, preto sésamo e vermelho sésamo. Altura de cernelha de 35 a 43cm machos e 33 a 41cm fêmeas, peso é de 10kg machos e 8kg fêmeas. Em 1936 foi considerado Patrimônio Natural do Japão.



Hokkaido-inu (北海道犬): originário da ilha de Hokkaido ao norte do Japão, tambem conhecido como ainu-ken, cão de porte médio, bem equilibrado, constituição sólida, boa ossatura, músculos robustos e bem modelados. Orelhas retas, cauda grossa e enrolada nas costas. As cores são sésamo, tigrado, vermelho, preto, preto e castanho, branco. Altura de cernelha 53cm machos e 48cm fêmeas, peso varia de 20 a 30kg. Em 1937 foi considerado Patrimônio Natural do Japão.



Kai-inu (甲斐犬): originário do distrito de Kai, tambem conhecido como 甲斐犬 “kai-tora-ken”, cão de temperamento mordaz, de tamanho médio, de aparencia bem rústica, musculatura bem desenvolvida, cabeça larga, olhos pequenos e orelhas retas (pouco maiores do que as de outros cães japoneses), rabo enrolado nas costas. Cores preto, preto rajado ou vermelho rajado. Altura de cernelha de 46 a 56cm machos e 43 a 51cm fêmeas, peso de 13 à 18kg.



Kishu-inu (紀州犬): originário do distrito de Kishu, também conhecido como Kishu-ken. Cão de porte médio, musculos bem desenvolvidos. É estruturalmente forte com boa ossatura e compacto. Orelhas pequenas e eretas, cauda enrolada nas costas. Cores são branco, vermelho e sésamo. Altura de cernelha 51,1cm machos e 45,5cm fêmeas o peso é de 20 a 25 kg. Desde 1934 é considerado Patrimônio Natural do Japão.



Shikoku-inu (四国犬): originário do distrito de Kochi, tambem conhecido como Kochi-ken. Temperamento teimoso, com tendencia a dominar outros cães. De porte médio, com músculatura bem desenvolvida, boa ossatura e compacto. Orelhas retas, bem espetadas. Cores sésamo, sésamo preto e sésamo vermelho. Altura de cernelha 43 à 53cm, pesa de 15 à 20kg. Em 1937 foi considerado Patrimônio Natural do Japão.



Fontes consultadas:

http://www.kennelclub.com.br

http://www.noticiasdojapao.com.br/2.semanal.lendas/338.shtml

http://www.aichi-aiken.com/

http://www.dogtimes.com.br/hachiko.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hachiko


Um comentário: